Em relação a esta receita, pego naquilo que disse o meu colega Barnetta a propósito da receita da sanduíche: se não sabem fazer isto, aproximem-se de uma janela e façam o favor de se atirarem, porque falamos do básico da culinária.

 O rolo de carne tem uma série de variantes ao nível do recheio, de acordo com o gosto de cada um. A receita que eu vou colocar é aquela que costumo fazer mas é uma das receitas possíveis.

 Ingredientes (4 pessoas):

1 kg de carne de vaca picada
1 chouriço cortado aos pedaços
1 pacote de sopa de cebola
2 alhos bem picados
50 gr. de pedaços de fiambre
50 gr. de queijo cortado em fatias
Ervas da Provence – uma colher de sopa(mistura de ervas doces)
10 dl de natas (facultativo)
Vinho branco de mesa
Azeite q.b.

1. Misture muito bem a carne picada com a sopa de cebola picada, as ervas da Provence, os alhos picados e as natas. Estenda numa superfície plana de modo a fazer um rectângulo.
2. No meio do rectângulo, coloque o chouriço em pedaços, o queijo e o fiambre.
3. Tente fazer um rolo uniforme, de modo a que o chouriço, o fiambre e o queijo fiquem no meio.
4. Coloque o rolo num papel de prata, para que possa ser posto num pirex e levado ao forno. Regue com um pouco de azeite e de vinho branco
5. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC. Deixe estar num forno uns 45 minutos e, a meio deste processo, volte a regar o rolo de carne com um pouco de vinho branco.

Notas adicionais:
A escolha das ervas da Provence justifica-se pelo facto de se pretender um sabor mais doce que possa contrabalançar com a sopa de cebola, que é um pouco agressivo.