Inauguro um pequeno tópico, destinado a ensinar os visitantes a aproveitarem da melhor maneira as facilidades que são possibilitadas pelo médio e grande comércio.

Para primeiro post, escolho o Minipreço. Esta é uma loja hard discount, ou seja, com preços mais baixos do que é costume encontrar na generalidade do comércio. Este princípio aplica-se tanto à marca própria, como a produtos das marcas mais comuns, como a Nestlé. Claro que peca noutros aspectos, como o atendimento e, por vezes, muitos artigos nem sequer estão nas prateleiras, mas esse é um preço a pagar por frequentar este tipo de locais.

Ora bem, a melhor forma de poupar dinheiro nestes estabelecimentos é aderindo ao Cartão do Clube Minipreço (mais explicações aqui). O processo é relativamente simples e podem pedir uns 3 ou 4 cartões de uma vez só, prevenindo uma eventual perda do cartão (digam que o cartão é para o pai, para a mãe e para os irmãos, mesmo que vivam sozinhos). Se não quiserem dar a vossa morada, poderão inventar o nome da rua, já que, tanto quanto sei, eles não podem qualquer declaração de morada.

Este cartão possibilita descontos de duas maneiras diferentes:
– Desconto no próprio acto da compra –  há produtos que têm preços diferentes consoante a pessoa tenha ou não o cartão (daí a pergunta do costume no acto da compra “Tem cartão?”). Por aí, já há um desconto simpático.
– Talão de desconto em futuras compras – ao pagar com cartão minipreço, o funcionário da caixa dá, na maioria das vezes, uns talões de desconto válidos para o vosso cartão que, ao serem utilizados das próximas vezes, possibilitam descontos em certos produtos que podem ir dos 5% até aos 40%. O talão é válido até ao fim do mês ou, caso seja dado no fim do mês, tem a validade até ao fim do mês seguinte. Esta é uma boa oportunidade para comprar bens que duram mais tempo, como material de limpeza, açúcar, sal, bebidas alcóolicas e enlatados. De uma maneira ou de outra, são produtos que teriam de ser comprados mais cedo ou mais tarde, por isso é preferível aproveitar logo o desconto.

Dicas:
– passe pelo Minipreço nos primeiros dias do mês, nem que seja para compra um six-pack de cervejas ou um garrafão de água. Eles são bastante generosos com talões no início do mês.
– eles só dão talões quando a pessoa não apresenta nenhum talão. Portanto, se desejar talões novos, compre pouca coisa com o cartão, não apresente talões de desconto e será brindado com alguns talões de desconto.