Dentro das funcionalidades informáticas, esta é uma das que causa mais furor neste momento. O VoIP consiste na utilização da rede de Internet para fazer chamadas, tanto para PC como vulgares telefones ou telemóveis.

Para utilizar este sistema VoIP, é necessário ter:

– ligação à Internet
– um dispositivo de saída de som (colunas, headphones) e um dispositivo de entrada de som (microfone). Há opções que conjugam a saída e entrada de som, como os headset, e estão também no mercado diversos modelos de telefone propositadamente para o VoIP, com preços a partir dos 25€.
– Software compatível. O mais conhecido do mercado é o Skype, mas é também possível fazer chamadas pelo Messenger. Em Portugal, é possível utilizar o Messenger fornecido pela Netcabo e pelo SAPO (apenas para clientes de empresas do grupo Portugal Telecom), bem como o IOL Talki.

O VoIP pode ser utilizado para fazer as chamadas entre utilizadores do mesmo serviço, funcionando com um upgrade ao que já era possível nos serviços de Messenger, mas a grande vantagem é a possibilidade de fazer chamadas para telefones e telemóveis, com preços bem mais competitivos.

No caso do Skype, através da compra de créditos por cartão de crédito (o MB Net serve), é possível fazer chamadas para todo o mundo (ver preços aqui). O Sapo Messenger e o Netcabo Messenger estão a dar chamadas à borla para telefones fixos até ao fim do ano, estando também incluído um pacote de 100 sms, desconhecendo-se os preços a serem praticados a partir de 2007. O IOL Talki possibilita a compra de créditos por multibanco e apresenta preços bastante atractivos (ver preços aqui).

Pela minha própria experiência, afianço que o Skype apresenta uma boa qualidade de som e não necessita de ligações muito rápidas. Experimentei telefonar para o estrangeiro e não me surgiu nenhum problema de maior. Pelo que experimentei, também o Messenger do Sapo me pareceu ser um bom serviço.